LEITURAS DIÁRIAS - p.52 - RED

24/09/2013 21:45

 

Versão : João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada 

 

 

Segunda-feira

2 Cr 33: 10-16

 

10 

Falou o SENHOR a Manassés e ao seu povo, porém não lhe deram ouvidos.

 11 

Pelo que o SENHOR trouxe sobre eles os príncipes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam Manassés com ganchos, amarraram-no com cadeias e o levaram à Babilônia.

 12 

Ele, angustiado, suplicou deveras ao SENHOR, seu Deus, e muito se humilhou perante o Deus de seus pais;

 13 

fez-lhe oração, e Deus se tornou favorável para com ele, atendeu-lhe a súplica e o fez voltar para Jerusalém, ao seu reino; então, reconheceu Manassés que o SENHOR era Deus.

 14 

Depois disto, edificou o muro de fora da Cidade de Davi, ao ocidente de Giom, no vale, e à entrada da Porta do Peixe, abrangendo Ofel, e o levantou mui alto; também pôs chefes militares em todas as cidades fortificadas de Judá.

 15 

Tirou da Casa do SENHOR os deuses estranhos e o ídolo, como também todos os altares que edificara no monte da Casa do SENHOR e em Jerusalém, e os lançou fora da cidade.

 16 

Restaurou o altar do SENHOR, sacrificou sobre ele ofertas pacíficas e de ações de graças e ordenou a Judá que servisse ao SENHOR, Deus de Israel.

 

Terça-feira

Salmo 51: 1-12

 1 

Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões.

 2 

Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado.

 3 

Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

 4 

Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.

 5 

Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe.

 6 

Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria.

 7 

Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve.

 8 

Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste.

 9 

Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades.

 10 

Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.

 11 

Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito.

 12 

Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.

 

Quarta-feira

Salmo 77: 1-14

Elevo a Deus a minha voz e clamo, elevo a Deus a minha voz, para que me atenda.

 2 

No dia da minha angústia, procuro o Senhor; erguem-se as minhas mãos durante a noite e não se cansam; a minha alma recusa consolar-se.

 3 

Lembro-me de Deus e passo a gemer; medito, e me desfalece o espírito.

 4 

Não me deixas pregar os olhos; tão perturbado estou, que nem posso falar.

 5 

Penso nos dias de outrora, trago à lembrança os anos de passados tempos.

 6 

De noite indago o meu íntimo, e o meu espírito perscruta.

 7 

Rejeita o Senhor para sempre? Acaso, não torna a ser propício?

 8 

Cessou perpetuamente a sua graça? Caducou a sua promessa para todas as gerações?

 9 

Esqueceu-se Deus de ser benigno? Ou, na sua ira, terá ele reprimido as suas misericórdias?

 10 

Então, disse eu: isto é a minha aflição; mudou-se a destra do Altíssimo.

 11 

Recordo os feitos do SENHOR, pois me lembro das tuas maravilhas da antiguidade.

 12 

Considero também nas tuas obras todas e cogito dos teus prodígios.

 13 

O teu caminho, ó Deus, é de santidade. Que deus é tão grande como o nosso Deus?

 14 

Tu és o Deus que operas maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder.

 

 

Quinta-feira

2 Sm 24: 10-17, 25

10 

Sentiu Davi bater-lhe o coração, depois de haver recenseado o povo, e disse ao SENHOR: Muito pequei no que fiz; porém, agora, ó SENHOR, peço-te que perdoes a iniqüidade do teu servo; porque procedi mui loucamente.

 11 

Ao levantar-se Davi pela manhã, veio a palavra do SENHOR ao profeta Gade, vidente de Davi, dizendo:

 12 

Vai e dize a Davi: Assim diz o SENHOR: Três coisas te ofereço; escolhe uma delas, para que ta faça.

 13 

Veio, pois, Gade a Davi e lho fez saber, dizendo: Queres que sete anos de fome te venham à tua terra? Ou que, por três meses, fujas diante de teus inimigos, e eles te persigam? Ou que, por três dias, haja peste na tua terra? Delibera, agora, e vê que resposta hei de dar ao que me enviou.

 14 

Então, disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do SENHOR, porque muitas são as suas misericórdias; mas, nas mãos dos homens, não caia eu.

 15 

Então, enviou o SENHOR a peste a Israel, desde a manhã até ao tempo que determinou; e, de Dã até Berseba, morreram setenta mil homens do povo.

 16 

Estendendo, pois, o Anjo do SENHOR a mão sobre Jerusalém, para a destruir, arrependeu-se o SENHOR do mal e disse ao Anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta, retira a mão. O Anjo estava junto à eira de Araúna, o jebuseu.

 17 

Vendo Davi ao Anjo que feria o povo, falou ao SENHOR e disse: Eu é que pequei, eu é que procedi perversamente; porém estas ovelhas que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim e contra a casa de meu pai.

 25 

Edificou ali Davi ao SENHOR um altar e apresentou holocaustos e ofertas pacíficas. Assim, o SENHOR se tornou favorável para com a terra, e a praga cessou de sobre Israel.

 

Sexta-feira

2 Re 20: 1-6

Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás.

 2 

Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao SENHOR, dizendo:

 3 

Lembra-te, SENHOR, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração, e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo.

 4 

Antes que Isaías tivesse saído da parte central da cidade, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo:

 5 

Volta e dize a Ezequias, príncipe do meu povo: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que eu te curarei; ao terceiro dia, subirás à Casa do SENHOR.

 6 

Acrescentarei aos teus dias quinze anos e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e defenderei esta cidade por amor de mim e por amor de Davi, meu servo.

 

Sábado

Lc 19: 5-10

Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa.

 6 

Ele desceu a toda a pressa e o recebeu com alegria.

 7 

Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador.

 8 

Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.

 9 

Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão.

 10 

Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.

 

Domingo

1 Jo 1.8 – 2.2

 8 

Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.

 9 

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

 10 

Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

 

Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo;

 2 

e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.