ARTIGO >>O RELACIONAMENTO DISCIPULADOR ENTRE PAIS E FILHOS

06/08/2020 23:46

Deus deu a cada bebezinho que nasce um pai e uma mãe. Essas pessoas deveriam ser a própria imagem e expressão do Pai celestial na vida dessas crianças para que, durante toda a sua vida, elas pudessem entender os atributos e caráter de Deus. Infelizmente, muitos pais estão falhando no discipulado de seus filhos.

Muitos transferem para a igreja esta responsabilidade, acreditando que ela é que tem o papel de ensinar o que seus filhos deveriam estar aprendendo em casa por meio do exemplo. Discipular crianças e ensiná-las sobre quem é Deus é mandamento bíblico. Pecamos quando negligenciamos essa responsabilidade. Os pais precisam lembrar que o relacionamento discipARTIGOulador com os filhos servirá para nutrir neles a fé e lhes ensinar por meio do exemplo prático, da vivência no dia a dia dos princípios cristãos.

Como já mencionado, o Relacionamento Discipulador é o relacionamento intencional entre um discípulo multiplicador com outra pessoa visando torná-la outro discípulo multiplicador. Nesse sentido, os pais precisam ter a intencionalidade de formar seus filhos na vida cristã a fim de que estes vivam com Jesus e conduzam outros para também segui-lo.  

Não há como alguém tomar o lugar dos pais no afeto e cuidado dos filhos. Os pais, acima de qualquer outra pessoa neste mundo, são separados por Deus exclusivamente e também de forma estratégica nesse lugar. Lugar que deveria ser de honra, seu primeiro chamado e ministério. E isso não apenas enquanto as crianças são pequenas, mas ao longo de toda a trajetória dos filhos.  

Fico me perguntando por que tantos pais negam tal responsabilidade e falham na tarefa de desenvolver com seus filhos um RD. Ouço muitas respostas. Várias delas estão relacionadas a falta de tempo, falta de conhecimento bíblico sobre sua responsabilidade espiritual diante de Deus por seus filhos e, às vezes, falta de valorização do assunto.

Parece um círculo, parece que não tem fim. Quando os pais falham, a igreja tenta assumir a responsabilidade. Muitos pais pensam que a igreja pode fazer melhor e se sentem limitados em sua tarefa em casa. As coisas vão se repetindo: pais falham, a igreja assume a tarefa, líderes murmuram porque se sentem sozinhos na tarefa de formar discípulos, os pais se sentem inadequados… Precisamos quebrar este círculo, colocando as coisas na ordem correta.  

Não dá para negar o fato de que há um mandamento bíblico do discipulado. Veja o que o texto diz: Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões (Deuteronômio 6.6-9).  

A desobediência a essa ordem de Deus não afetará apenas as crianças de hoje, mas seus filhos e as gerações depois deles. Precisamos retomar o padrão bíblico para o Relacionamento Discipulador dos pais com os filhos. Sei que há, no coração de muitos, um ardor para tomar de volta o que tem sido tirado: a mais preciosa tarefa de todas, que é criar seus filhos para serem os filhos do Rei dos reis. Para que seja formada uma geração firme em sua fé e inabalável em seus princípios, precisamos voltar à perspectiva bíblica: criar os filhos para serem como Jesus!  

 

Por Jaqueline Santos – Missionária dos batistas brasileiros e líder de todo o movimento de evangelização da nova geração na Junta de Missões Nacionais. Este texto é parte de um dos seus livros: “Evangelização Discipuladora de Crianças – Formando uma Nova Geração de Discípulos” 

Clique em https://migre.me/twcWp conheça o livro e tenha informações.  

 

FONTE:  https://igrejamultiplicadora.org.br/new/o-relacionamento-discipulador-entre-pais-e-filhos-jaqueline-santos/