ARTIGO ** BUSCANDO A EXCELÊNCIA DA VIDA CRISTÃ **

31/10/2013 21:33

 

Buscando a excelência da vida cristã

 

Textos: Mateus 5:20, I Coríntios 12:31, Filipenses 1:9-11

 

Estamos começando uma série de sermões que tem como tema a excelência da vida cristã. O nosso objetivo é desafiar a todos, a buscarem uma vida espiritual com mais profundidade, com mais significado, com mais beleza, com mais poder, pautada em realidades mais sublimes, mais tocantes e sensíveis pela ação plena do Espírito Santo.

Falar em excelência é falar de algo que Deus deseja e espera de cada um de nós. Em sua relação com o povo de Israel e com a igreja, Ele sempre orientou para que buscassem uma vida de excelência. A excelência precisa ser entendida aqui como uma forma de viver diferente, acima do trivial, do corriqueiro, do comum.  A palavra “excelência” no grego é “DIAPHERO” e tem como significado “ser diferente”. É isso o que Jesus queria dos seus discípulos quando disse: “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos Céus.” (Mateus 5:20). Para buscarmos a excelência da vida cristã precisamos: 

 

1º) Ter excelentes referenciais: Muitas empresas e departamentos se espelham em outras empresas e departamentos com excelência para alcançarem a sua excelência. Na vida espiritual acontece o mesmo. Precisamos de modelos, de referências excelentes que nos levem a uma vida espiritual elevada. Na Bíblia encontramos o próprio Deus como a referência máxima. Os seus atributos e a sua obra  revelam o quanto é perfeito, pleno.  Além dele, temos também homens como Daniel, que tinha um espírito excelente e como Paulo que desafiou-nos a sermos seus imitadores, como ele era de Cristo. Hoje, quem são os nossos referencias de fé, de obediência, de amor a Deus, etc? 

 

2º) Estar abertos às mudanças e às novidades excelentes: A busca pela excelência da vida cristã é um processo que tem começo, meio e não tem fim, enquanto vivermos na terra. Isso significa que buscar a excelência é viver em constante mudança e experimentar sempre coisas novas. Tudo começa com uma decisão de querermos ser melhores para Deus. Esta decisão implica em mudança de conceitos, comportamentos e atitudes. Implica em sermos diferentes e fazedores de diferença na vida das pessoas. Implica em buscar sempre a novidade de vida que o Espírito Santo proporciona. Quem não está aberto às mudanças e às coisas excelentes de Deus (Filipenses 1:10) nunca sairá da mesmice espiritual.

 

3º)Ter disciplina e perseverança excelentes: Uma das marcas mais importantes da excelência nos mais variados setores da sociedade é a disciplina e a perseverança diante dos objetivos a serem alcançados. Na vida cristã, acontece o mesmo, só se alcança a excelência espiritual à medida que desenvolvemos uma vida de disciplina e perseverança espiritual. Muitos servos e servas de Deus alcançaram um nível de espiritualidade excelente depois de serem muito provados e burilados. 

 

4ª) Andar no caminho excelente: Paulo em I Coríntios disse que há um caminho sobremodo excelente, é o caminho do amor de Deus. “Ainda que falássemos a língua dos anjos, que tivéssemos o dom de profecia, que conhecêssemos todos os mistérios e toda a ciência, que tivéssemos toda fé, que distribuíssemos toda a nossa fortuna aos pobres e entregássemos nosso corpo para ser queimado e não tivéssemos amor, de nada valeria. (I Co 13:1-3) O amor de Deus em nós, é a base de tudo para alcançarmos a excelência espiritual. Tudo o que é feito com muito amor ganha status de excelência.

 

FONTE:  https://www.3ipicuritiba.com/mensagens_boletim27.html